domingo, 27 de dezembro de 2009

No início era o sexo


1. Com sexo se iniciaram muitas bonitas histórias de amor. Ou simplesmente de depravação pura. Em qualquer dos casos, o sexo, esse bicho estranho e selvagem, é muitas vezes o motor de coisas boas e pecaminosas. Assim espero também que seja este meu novo e primeirissimo blog.

2. Várias vezes ponderado, nunca até agora tinha cedido à tentação bloguista. E o principal motivo, confesso, é o de outro pecado capital, o da preguiça. Escrever um blog sempre me pareceu algo com o peso de um casamento. Um compromisso que, uma vez iniciado, teria que levar até ao final. Um caminho que, uma vez escolhido, não haveria volta a dar-lhe. Assim como as resoluções de Ano Novo.

Apesar desta ser uma espécie de decisão de Ano Novo adiantada, espero que não siga o caminho dessas outras e mais ou menos amaldiçoadas vontades.

3. A decisão de agora iniciar este blog surge na sequência do final de uma colaboração de três anos com a revista Pública. Inicialmente enquanto espaço de resposta às questões dos leitores, acabou por transformar-se numa colaboração em formato de crónica quinzenal, desde Maio de 2008. Lá fui pensando e escrevendo sobre algumas das questões mais e menos relevantes do sexo.

Essa foi uma colaboração que muito prazer me deu e com a qual muito aprendi. Porém, uma alteração no formato editorial da revista, a estrear em Janeiro de 2010, ditou o término das suas crónicas e assim também da minha. Apesar de ficar triste com essa realidade, pensei que nada melhor do que transformar um infortúnio numa oportunidade de me estrear no mundo digital.

4. Dado o contexto da sua vinda ao mundo, e apesar do suporte diferente do da imprensa tradicional, este blog terá, à partida, um formato um tanto convencional. Significa isso que irei aqui manter, tanto quanto possível, o estilo "crónica" da minha colaboração na Pública. Não será essa uma regra rígida e é possível que, de quando em vez, o blog assuma um carácter de desabafo ou de comentário social. Mas sempre sobre coisas boas e pecaminosas. Ou às vezes também más e pouco recomendáveis.

Manterei a frequência quinzenal para os novos textos, mas nas semanas "não" publicarei aqui crónicas passadas, as da Pública e não só, com as devidas referências à sua origem. Assim, e tanto quanto possível, haverá uma nova entrada no blog pelo menos uma vez por semana durante uns tempos.

5. Mas basta de conversa. Já serve esta abertura oficiosa do meu blog como uma espécie de editorial do que por ai virá. E aproveito para incluir já de seguida um dos meus textos preferidos. A primeira entrada de blog original surgirá no próximo fim de semana, com o princípio do ano.

Todos os comentários e sugestões, críticas boas ou más, desde que construtivas, serão muito bem-vindas.

Até já então!

5 comentários:

  1. Obrigado Nuno pelas crónicas na Pública...achei piada teres utilizado o termo "pecaminosas" para o teu blog..porque não parece nada que olhes assim para o sexo...como "pecado"...bem vindo à blogosfera!

    ResponderEliminar
  2. Li hoje na Pública a sua ùltima crónica naquela Revista.Era seu leitor e por isso lamento o fim da sua colaboração quinzenal. Vi com prazer que poderei passar a lê-lo aqui.
    Votos de grande ucesso para o seu blog e boas entradas no Novo Ano

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a crónica na revista Pública, mas gostei do que li neste blog. Vou passar a acompanhar...
    Muito sucesso!!!

    ResponderEliminar
  4. "Há males que vêm por bem".
    Beneficiamos todos com as tuas deliciosas crónicas, aqui!
    Obrigado e os meus votos de imenso sucesso.
    Victor Melo

    ResponderEliminar
  5. Ainda não conhecia as crónicas da Pública mas, quer pelo que já li aqui, quer pelo desenvolvimento desta temática, quer pelo apreço que tenho ao autor, palpita-me que este vá ser um blog que visitarei com regularidade...

    Um abraço Nuno, e boa sorte para este projecto...

    ResponderEliminar